Ministério da Saúde divulga cronograma em cinco etapas do Programa Nacional de Vacinação de 2023 e contempla as vacinas bivalentes contra o COVID-19

O ministério da Saúde divulgou cronograma em cinco etapas do Programa Nacional de Vacinação 2023. As ações devem começar a partir de 27 de fevereiro e trata-se de uma série de ações para recuperação do Programa Nacional de Imunizações e consequentemente das coberturas vacinais que apresentam resultados insuficientes para controle de doenças infecciosas e que são prevenidas por vacinação. Além disso, o programa contempla as vacinas bivalente contra o covid-19 com vacinação com doses de reforço em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência. A prioridade é aumentar as coberturas vacinais. O cronograma foi pactuado durante várias reuniões, desde o começo do ano, com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), técnicos e especialistas da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (Ctai) e na primeira reunião de 2023 da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), e pode ser alterado, adiantado ou sobreposto, caso o cenário de entregas seja modificado ou tão logo novos laboratórios tenham suas solicitações aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As vacinas bivalentes contam com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Os imunizantes foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro de 2022. Os primeiros lotes de vacinas bivalentes chegaram ao país em dezembro.

Cronograma de cinco etapas

Etapa 1 – a partir de fevereiro

Vacinação contra Covid-19 (reforço com a vacina bivalente)

Público-alvo: pessoas com maior risco de formas graves de Covid-19; Pessoas com mais de 60 anos; Gestantes e puérperas; Pacientes imunocomprometidos; Pessoas com deficiência; Pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP); Povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; Trabalhadores e trabalhadoras da saúde.

 

Etapa 2 – a partir de março

Intensificação da vacinação contra Covid-19

Público alvo: Toda a população com mais de 12 anos.

 

Etapa 3 – a partir de março

Intensificação da vacinação de Covid-19 entre crianças e adolescentes

Público alvo: Crianças de 6 meses a 17 anos.

 

Etapa 4 – a partir de abril

Vacinação de Influenza

Público-alvo: Pessoas com mais de 60 anos; Adolescentes em medidas socioeducativas; Caminhoneiros e caminhoneiras; Crianças de 6 meses a 4 anos; Forças Armadas; Forças de Segurança e Salvamento; Gestantes e puérperas; Pessoas com deficiência; Pessoas com comorbidades; População privada de liberdade; Povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; Professoras e professores; Profissionais de transporte coletivo; Profissionais portuários; Profissionais do Sistema de Privação de Liberdade; Trabalhadoras e trabalhadores da saúde.

 

Etapa 5 – a partir de maio

Multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas

 

Fonte: Ministério da Saúde – MS

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *