Projeto GESP

Resumo Executivo

Avaliação e monitoramento do desempenho do SUS Amazonas, no âmbito da atenção básica e especializada, segundo indicadores e metas do Plano Estadual de Saúde.

Base de Dados

Banco de dados de referencial teórico metodológico.

Geoportal

Geração de mapas temáticos dos principais indicadores de saúde de domínio público para gestores, trabalhadores, pesquisadores e controle social.

Produção Bibliográfica

Com a temática de Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão em saúde e experiências associadas

Cadernos de Saúde

Relatórios dinâmicos da situação social, econômica, ambiental e de saúde dos municípios

PROBLEMÁTICA

O projeto problematiza a escassez de evidências científicas sobre o desempenho do sistema de saúde e a institucionalização do monitoramento e avaliação em saúde, necessárias para a tomada de decisão gestora de secretários municipais e estadual. Apresenta ainda uma proposta de análise estratégica de tríplice atuação, sendo de cunho tecnológico, de intervenção e de pesquisa para viabilizar políticas de desenvolvimento do SUS no Amazonas.

OBJETIVOS

• Descrever a situação da atenção básica dos municípios do Amazonas;
• Caracterizar as condições das redes de atenção à saúde e o acesso aos serviços de atenção especializada no estado;
• Desenvolver estrutura tecnológica de informação por meio de um observatório de sistema de saúde e políticas para emergências com efeitos diretos na melhoria da eficiência da gestão municipal e da sociedade no âmbito estadual.

Impactos Esperados

CIENTÍFICO

A pesquisa contribuirá ainda para fomentar a cultura de monitoramento e avaliação no Estado e nos municípios amazonenses. Para isto, o conhecimento científico gerado com a pesquisa busca soluções integradoras de uma gestão mais comprometida com a saúde dos seus usuários. Isso significa rever os processos de trabalho institucionais de forma compartilhada e colaborativa junto com os órgãos responsáveis pelo setor saúde: SES AM, FVS, COSEMS, SEMSA Manaus e gestores municipais de saúde, parceiros desta proposta.

Assim, serão aplicações viáveis da parte do projeto de intervenção a produção e disponibilização de “pool” de tecnologias com potencial de formação permanente dos gestores para o sistema de saúde amazonense, tal como a pactuação da gestão regionalizada a partir da sistematização dos indicadores para a fortalecimento de uma política de regionalização e com fins a melhor regulação dos serviços no interior do Amazonas e na relação com Manaus (a única que possui serviços de alta complexidade no Estado).

Uma aliança para a sistematização de informações em saúde e do conhecimento baseado em evidência gerado serão produtos concretos para o desenvolvimento do SUS no Amazonas. Além disso, existe possibilidade da criação de uma linha de pesquisa e disciplinas correlatas em “planejamento e avaliação em saúde” no programa de pós-graduação strictu sensu liderado por instituto de pesquisa em saúde na região, ainda inexistente na Fiocruz Amazônia. Isso permitirá uma aproximação entre saberes, ou seja, dos conteúdos acadêmicos juntamente com o conhecimento técnico-operacional, qualificando o instituto de pesquisa como centro colaborador de temáticas relacionadas à saúde coletiva e gestão de serviços. Tal desdobramento pode oportunizar negociações acerca de turmas de mestrado profissional no Amazonas. Não obstante, serão aplicações do projeto a formação de futuros sanitaristas com enfoque na gestão eficiente em saúde coletiva, e em políticas publicas baseando em evidência.

Impactos Esperados

TECNOLÓGICO

Um dos resultados diretos é a sistematização de uma malha digital de unidades de saúde e um conjunto de informações de saúde e dos determinantes sociais por município amazonense, pertencentes a áreas remotas e de difícil acesso.

Além disso, outro resultado esperado de maior impacto tecnológico seria a própria construção de plataforma tecnológica. Além disso, a criação de um geoportal em saúde tende a ser uma plataforma que se comunicará com outras iniciativas governamentais que permitirá a visualização, a análise e a divulgação de sistemas de documentação urbanística georreferenciadas compostas por indicadores intersetoriais à saúde, tais como do meio ambiente, da assistência social, da educação, de desenvolvimento regional e outros.

Assim, o presente projeto consiste ser a própria aplicabilidade para o SUS, na medida em que produzirá plataforma tecnológica via web a ser implementada, após o tempo desta pesquisa, nos servidores e centros tecnológicos do Estado. Sendo assim, o projeto tecnológico de desenvolvimento produzirá um núcleo de informações estratégicas e de apoio às decisões gestoras para o Estado.

Impactos Esperados

SOCIAL

Ao mesmo tempo em que se fomenta a cultura do M&A, o projeto proporciona desdobramento nas práticas de planejamento em saúde e controle social no Estado. A oferta de catálogo de metadados em saúde sediados em único sistema de documentação é fundamental para construção dos instrumentos de planejamento, tais como: no plano de saúde, na programação anual, no relatório anual de gestão, no plano diretor de regionalização, no plano diretor de investimento e na programação pactuada integrada. Neste sentido, a criação de uma plataforma web oferecerá recursos e informações para gestores para implementação de uma prática de planejamento e instrumentos que refletem, de fato, das necessidades de saúde e da realidade social dos municípios.

Em paralelo a isso, as mesmas informações podem assegurar os conselheiros de saúde na melhoria de sua atuação como membro corresponsável na gestão de saúde de sua localidade, passando de uma figura fiscalizatória e incorporando o papel propositor de agentes públicos que pensam a causa pública. O projeto foi produto da realização de oficinas, encontros regionais e estaduais em parceria com os atores deste projeto visando o desenvolvimento de tecnologia de apoio matricial à gestão municipal e o desenvolvimento de tecnologias de organização do trabalho e dos serviços e do controle social.